Pedalar sozinho por ter as suas vantagens, mas também pode ser algo muito perigoso quando você não toma alguns cuidados necessários. Apesar dos pontos positivos como poder escolher a rota que você mais gosta, o tempo para alcançar o seu objetivo e ainda poder relaxar, é sempre importante que você conheça alguns métodos de segurança, principalmente para evitar acidentes e garantir que tudo ocorra como o planejado.
E para te ajudar nessa caminhada solo, nós separamos 5 dicas de preparação e segurança para você, que está querendo se aventurar nessa jornada desacompanhado. Vamos lá!
1. Conheça bem o trajeto
Esse é o ponto principal. Se você não conhece a região que está prestes a entrar, faça uma pesquisa rápida sobre o local. Verifique se é um trajeto seguro, longe de áreas com perigos de roubos, assaltos ou até mesmo pistas perigosas, além é claro de conhecer sobre o terreno!
2. Comunique sua família e amigos
Mesmo que sua intenção seja não ter companhia, avisar as pessoas conhecidas é extremamente importante. Informe o horário que você pretender sair e uma estimativa da volta, com o destino. Assim, caso algo aconteça, eles poderão te ajudar.
Se possível, também leve sempre o celular, afinal a comunicação é indispensável.
3. Não se esqueça dos documentos
Para algo bobo e básico, mas é muito comum que as pessoas se esqueçam de sair com os documentos, principalmente quando é para a realização de exercícios físicos ou pedaladas com o objetivo de se desligar um pouco da realidade. Mas não se engane!
Caso aconteça algum acidente ou necessidade de utilizar os documentos, é bom que eles estejam com você. Lembre-se que situações inesperadas sempre podem acontecer!
4. Use equipamentos de segurança
Quando você pedala sozinho, todos os equipamentos de segurança são essenciais!
Utilize capacete, joelheiras e cotoveleiras. Além disso, certifique-se de fazer uma inspeção na bike e ter certeza de que os freios e as rodas estão em perfeito estado para evitar que acidentes aconteçam no meio do caminho.
5. Atente-se ao trânsito e ao caminho que você fez
Não tire sua atenção do trânsito por nenhum segundo sequer!
Fique sempre alerta a situações e trajetos que possam colocar a sua segurança em risco e evite se desviar do caminho traçado antes de iniciar a viagem.
Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog e redes sociais!
Deixe um comentário