Bike comprada, revisão feita, pneus calibrados. Tudo certo para começar o pedal?
Não, não acaba por aí! Na verdade, esse é apenas o início dos cuidados que você tem que tomar quando vai começar a pedalar ou quando você vai fazer um percurso muito longo. A experiência com a sua bike deve ser divertida e para garantir que isso aconteça, é muito importante que todos os pequenos detalhes estejam alinhados, evitando perrengues e até mesmo problemas mais sérios como desconfortos ou acidentes.
Para pedalar sempre com qualidade e segurança, você precisa de alguns acessórios de ciclismos específicos, que vão te ajudar a transformar a sua pedalada em algo muito mais tranquilo e satisfatório. Mas, você deve estar se perguntando, quais são esses acessórios, né? Bom, não se preocupe, esse artigo é feito todinho para te ajudar a conhecê-los!
Ciclistas mais experientes, com certeza, já conhecem todos esses equipamentos, mas para quem está começando agora, esse pode ser um blog que vai te ajudar muito. Bora começar?
Equipamentos de proteção
A primeira coisa a se fazer quando for sair para pedalar é pensar na proteção. Sua segurança enquanto estiver na estrada é mais importante do que qualquer coisa e nunca sabemos quando podemos sofrer uma queda ou qualquer outro tipo de acidente, então é preciso se preparar!
Capacetes: Lesões na cabeça são muito comuns no ciclismo e elas podem ser muito perigosas, então não dá pra brincar sem o capacete por aí.
Escolha um modelo confortável, profissional e que ofereça um bom sistema de afivelamento, para ter certeza de que ele ficará seguro e preso à sua cabeça. Além disso, é essencial escolher o tamanho correto, então conte sempre com um especialista para fazer essa escolha com você!
Kit para primeiros socorros: Machucados podem acontecer o tempo todo, seja por um acidente ou um pequeno descuido, como bater a perna em algum componente da bike, por exemplo.
As pessoas não costumam lembrar de levar o kit, mas ele é muito importante e deveria sim, te acompanhar em todo lugar. Não precisa de muita coisa, só de um produto para esterilizar feridas, pomadas e curativos. O suficiente para que, em caso de qualquer machucado, ele não fique exposto e você consiga ir procurar ajuda médica sem maiores complicações.
Óculos de proteção: Os óculos impedem que poeira, terra e insetos se choquem contra os seus olhos, enquanto você estiver pedalando. Isso é muito importante, pois qualquer coisa entra em contato com essa área pode gerar irritações e até mesmo provocar acidentes.
Outro ponto importante é que, a maioria dos modelos profissionais, também protegem os olhos dos raios solares, que podem ser muito prejudiciais à saúde.
Luvas, cotoveleiras e joelheiras: Esse é o básico para qualquer tipo de esporte que pode ter risco de queda, na verdade. Esses equipamentos aumentam a segurança e previnem o ciclista de ralados que podem ser bem incômodos, caso aconteçam.
Com elas devidamente vestidas, você evita lesões em pontos de impacto e garante uma pedalada muito mais tranquila!
Luzes de sinalização: Você costuma pedalar a noite ou em lugares com pouca iluminação? Então a primeira coisa que você deve acrescentar à sua bike é um farol. Isso fará com que você enxergue melhor e também, com que outros veículos te vejam, de uma distância considerável, evitando acidentes.
Colete refletor: Esse também é um equipamento pensado para você ser visto! É normal que ciclistas prefiram estradas para pedalar, pois o asfalto costuma ser mais reto, mas você precisa ser notado para que acidentes não aconteçam.
Equipamentos de desempenho
Se o desempenho durante o pedal é um fator importante, você também precisa tomar alguns cuidados para garantir o conforto e o bem-estar.
Roupas de ciclismo: Pedalar com qualquer tipo de vestimenta não á certo! As roupas de ciclismo são desenvolvidas para proteger o atleta, com tecido especial que bloqueia raios solares, não impede a transpiração e drena o suor com mais rapidez.
Além disso, o conforto é essencial, pois não tem como pedalar com alguma coisa incomodando e pinicando, né? Por isso, elas são feitas com tecidos especiais e, normalmente, possuem alta compressão, para ajudar o ciclista a pedalar por mais tempo.
Sapatilhas: O mesmo vale para os sapatos, não é um tênis qualquer que vai te ajudar a ter um desempenho melhor durante a pelada. Esses sapatos especiais se prendem ao pedal e garantem mais força de pedalada, sem exigir muito esforço e cansar os pés.
Garrafa de água: Para manter o ritmo, você tem que ficar hidratado, né? Garanta uma boa garrafinha, de preferência, com suporte para ser preso à bike, ficando fácil de ser manuseada durante o pedal.
Suplementação: Se você vai passar um longo período fora de casa, você não pode deixar a sua alimentação de lado. Tenha sempre suplementos em mãos, para repor as energias e não correr o risco de ter uma queda de pressão.
Sempre verifique todos os aspectos técnicos da sua bicicleta antes de sair para o pedal e se certifique de que está levando tudo o que é necessário para ter uma boa experiência. Algumas coisas podem parecer exagero, mas nada é demais quando o assunto é a sua segurança!
Conte sempre com a Cyclist para oferecer dicas e produtos de qualidade que auxiliam no seu pedal.
Deixe um comentário